20 janeiro 2006

Guiné 63/74 - CDLXII: Estou emocionado (J.C. Mussá Biai)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Xime > 2006 > A escola

© Domingos Fonseca / AD - Acção para o Desenvolvimento (2006)


Meu caro Luís:

Estou emocionado!...

Já nem deu para ler o texto do Dr. Paulo Salgado.

As fotos falam por si. Os locais por onde brinquei, onde dei alguns mergulhos... Melhor, ainda as pessoas que me viram nascer, que cuidaram de mim e com quem partilhei refeições, angústias e alegrias. Estou a referir-me aos meus irmaõs mais velhos (sim, meus irmãos de sangue) e de um primo-irmão dos quais lhe falei.

Os meus irmãos são, Fodé Biai, o primeiro a contar da direita para a esquerda e Bacar Biai, o segundo na mesma ordem e Malam Mané, o quarto, dos que estão de pé.

O Fodé e o Malam cumpriram o serviço militar em Farim e depois Bissau, sendo o Malam depois transferido para Bambadinca. O Bacar sempre esteve em Xime.

Guiné-Bissau > Região de Baftá > Xime > 2006 > Antigos combatentes que estiveram ao lado dos tugas... Entre eles, dois irmãos e um primo do José Carlos, membro da nossa tertúlia...

© Domingos Fonseca / AD - Acção para o Desenvolvimento (2006)


O curioso de tudo isso, quem tirou as fotografias é um colega meu, o Domingos Fonseca, trabalhei junto com ele na Escola do Ensino Básico Preparatório Amizade Guiné Bissau - Suécia, em Bissau. Ele leccionava a língua portuguesa e eu matemática, antes de ele ir tirar o curso de engenheiro técnico agrário na Argélia. Estive com ele no ano 2000 em São Domingos onde ele estava como responsável de AD.

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Xime > 2006 > A rua principal do Xime...

© Domingos Fonseca / AD - Acção para o Desenvolvimento (2006)


Um abraço amigo.

José C. Mussá Biai (1)
Engº Florestal
Instituto Geográfico Português (IGP)
Departamento de Conservação Cadastral (DCC)
Tel. 213819600 Ext. 310
Fax. 213819693

____________

Nota de L.G.

(1) vd posts de 9 de Maio de 2005 > Guiné 69/71 - XV: No Xime também havia crianças felizes (1); e de 10 de Maio de 2005 > Guiné 69/71 - XVI: No Xime também havia crianças felizes (2)

Sem comentários: