08 abril 2006

Guiné 63/74 - DCLXXXIV: Antologia (37): Carlos Fabião, o conciliador

Texto publicado no Diário de Notícias 'on line', de 3 de Abril de 2006

Carlos Fabião, um conciliador entre dois fogos


Podia ter sido primeiro-ministro. Podia ter ascendido à Presidência da República em 1976. Mas Carlos Fabião acabou por ficar a meio caminho entre dois golpes - a Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974, em que participou, e o 25 de Novembro de 1975, em que já não desempenhou nenhum papel de relevo. Tudo se jogou nesse período de efémera fama, em que o coronel que se distinguira por acções militares na Guiné ostentou as estrelas de general. Fabião, chefe do Estado Maior do Exército e membro do Conselho da Revolução no Verão quente de 1975, faleceu ontem, em Lisboa. Tinha 76 anos.

Carlos Alberto Idães Soares Fabião, lisboeta da freguesia da Graça, ingressou como voluntário na Escola do Exército aos 20 anos, em 1950. Desempenhou várias comissões de serviço em África, designadamente em Angola e na Guiné, onde se notabilizou como um dos colaboradores mais próximos do então governador António de Spínola. Foi louvado e medalhado. Após o 25 de Abril, viria a ser investido como governador do território até Setembro de 1974, quando a Guiné-Bissau ascendeu à independência.

Ao regressar a Lisboa, Fabião verificou como a unidade dos militares revolucionários fora drasticamente quebrada. Tentou então o impossível: conciliar as facções em conflito. E foi como conciliador que atravessou o período mais turbulento do processo revolucionário, já graduado em general. No comando do Exército, afasta-se da ala spinolista e aproxima-se da esquerda mais radical. "Não há revolução sem leis revolucionárias", proclamava a 18 de Janeiro de 1975, em entrevista ao Expresso. À época era presença assídua nos telejornais: distinguia-se pelo porte altivo e pela pera aristocrática que ostentava. Quem o conhecia garante que era um homem com mais dúvidas do que certezas. Nada que se ajustasse a esses tempos de verdades inflamadas e vociferantes.

Em Agosto de 1975, já a esquerda militar estava em perda acentuada, o então Presidente da República, general Costa Gomes, convidou-o a formar governo, em substituição de Vasco Gonçalves. Fabião pediu para reflectir, acabando por recusar. Em vez dele, avançou Pinheiro de Azevedo, que passou à História como chefe do VI Governo Provisório. Em Novembro, acabaria substituído na chefia do Exército por Vasco Lourenço, regressando ao posto de coronel, que manteve até ao fim. A hora era de outros, como Ramalho Eanes, que sete meses depois chegaria a Belém. Fabião jamais voltou à ribalta: em 1983 pediu a passagem à reserva, depois reformou-se.

"Naquela altura andava com a mania das conciliações", recordaria em 1994, numa entrevista ao Público, este militar reservado, que confessava não ser ambicioso. O almirante Rosa Coutinho, também protagonista do 25 de Abril, recordava-o ontem, em declarações ao DN, como "um homem muito digno, que teve o azar de ser cilindrado pela revolução, mas deixou saudades em todos quantos o conheceram". Outro militar de Abril, Otelo Saraiva de Carvalho, disse ao DN que Fabião foi "um grande oficial" com quem partilhou "alguns dos momentos mais difíceis" do processo revolucionário.

O funeral de Carlos Fabião parte hoje, pelas 12.30, do Grémio Lusitano para o cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

Sem comentários: