02 abril 2006

Guiné 63/74 - DCLXXI: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Manuel Mata) (4): Elevação de Bafatá a Cidade

Guiné > Zona Leste > Bafatá > Brasão do Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) © Manuel Mata (2006)


Texto do Manuel Mata, ex-1º cabo apontador de Carros de Combate M 47 > IV Parte da História do Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71)


Apresentam-se a seguir algumas imagens que documentam o aspecto de Bafatá àa data da sua elevação a cidade (em cerimónia que decorreu a 12 e 13 de Março de 1970, com a presença do Ministro do Ultramar).

Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Estabelecimentos comerciais e ruas com o seu aspecto bem cuidado, onde se destaca a limpeza e os lancis pintados a branco.© Manuel Mata (2006)

Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Outra rua comercial © Manuel Mata (2006)



Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Rotunda à entrada de Bafatá e o Café do Teófilo (pai da Ritinha), ao fundo (1). © Manuel Mata (2006)


Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Hospital, unidade dirigida por missionários italianos.© Manuel Mata (2006)


Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Catedral onde casou o Alferes Félix Vaz do Comando, com uma irmã do Coronel Danif, filhos da D. Rosa. © Manuel Mata (2006)


Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Residência do Administrador do Concelho e posto dos cipaios.© Manuel Mata (2006)



Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Mesquita, espaço de oração da comunidade muçulmana.© Manuel Mata (2006)


Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Escola Primária inaugurada nesse ano. © Manuel Mata (2006)

Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Edifício dos Correios e Finanças. © Manuel Mata (2006)

_________

Nota de L.G.

(1) Vd posts de:

29 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCLVIII: Comerciantes de Bafatá: turras ou pides ? (Manuel Mata)

26 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCLIV: Bafatá: o Café do Teófilo, o desterrado

5 comentários:

Jovem Cantineiro disse...

Colegas de Bafatá, vejo tudo o que têm neste e noutros sites relativos à Guine.
Sou ex.militar do esquadrão de reconhecimento Fox 8840.
Estive lá no inicio de 1973 até perto do fim do ano de 1974.
Tenho histórias a contar como vocês contam as vossas. Tivemos lá dos maiores atentados registados até essa data.
Lamento principalmente o meu ex. capitão e comandante Carvalhais do esqudrão de cavalaria 8840 (hoje coronel) nada registar na internet.
Não vos conheco mas gostaria de ter contacto convosco para vocês conhecerm o meu esquadrão e recordarmos por onde e como passamos.
Um abraço...

*para meu contacto: Carmindo Pereira Bento.
Restaurante Ângulo-Real 2425-022 Monte-Real- Leiria.

Anonymous disse...

Oi amigo, também estive em Bafatá de Março de 1972 até Julho de 1974, pertenci à CCS do Batalhão 3884, mesmo ao teu lado. O meu mail...maunuvi@hotmail.com para futuro contacto, Tel. 214026571 - Tm.914614074, no blog do Luis Graça podes encontrar o meu nome e referências na fotogaleria, chamo-me Mauricio Vieira e moro em Sintra, teria todo o prazer em nos contactarmos, até porque gostaria de ter fotos de Bafatá que infelizmente perdi na totalidade. Um abraço e até breve

Antonio disse...

Tudo bem amigo á muito que procurava alguem do esquadrao do qual fiz parte fiquei muito contente ao ver isto sou o mecánico Fontes gostava de contactar amigos do 8840 o meu contacto: afontessantos@gmail.com

Campelo de Sousa disse...

Também estive em Bafatá em fins de 1970 no Posto de Rádio (STM).
Foi lá que recebi o meu primeiro salário o dito Pré referente ao mes de Novembro/1970 de valor global = 2.738$00 !!!
Esse recibo trazia escrito a lápis o seguinte: B.ART.2920 e ESQ.FOX.2640.
Passados que são 43 anos eu ainda guardo esse 1º Recido . Francamente era uma fortuna que compensava muito bem as agruras daquela guerra para não dizer outra coisa !!!!
Ex 1º Cabo Radiotelegrafista Campelo de Sousa.

cxampelodesousa disse...

Esquecime de deixar o meu email:
campelodesousa@sapo.pt