03 abril 2006

Guiné 63/74 - DCLXVI: Adeus... e até ao meu regresso! (A. Marques Lopes)

Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Barro > 1998 > O A. Marques Lopes, atravessando de piroga o Rio Cacheu, no decurso da sua primeira viagem à Guiné, depois do regresso em 1968.

© A. Marques Lopes (2005)


Texto do nosso querido amigo e veterano desta tertúlia, o A. Marques Lopes, coronel DFA, na reforma, ex-alferes miliciano na Guiné (1967/68) (CART 1690, Geba, 1967/68; e CCAÇ 3, Barro, 1968)...

Amigo Luís:

1. Lá vamos na próxima quarta-feira. Partimos às 7 da manhã, de Vila Nova de Gaia. Além daqueles que já sabes (o Allen, o Armindo, o Casimiro, o Manuel Costa, o Hugo Costa e eu) vai mais um, isto é, uma: a filha do Allen, uma jovem de 27 anos, decidiu ir também. O Albano lá estará para registar a partida e há-de mandar-te fotografia.

Houve alterações nos projectos da viagem: já não vai connosco a equipa da Diana Andringa (o Flora Gomes está nos EUA e, falta de dinheiro, não dá para ir agora e voltar lá depois...); o comandante Gazela morreu há três semanas, primeiro que eu.

Temos ainda dúvidas sobre o ponto da entrada na Guiné. Eu e o Allen pensamos que não haverá problemas em entrar por S. Domingos, o melhor sítio. É isso que me confirmou o Jorge Neto Neto, que contactei para o efeito. Diz ele que o tráfego se faz aí normalmente, quer de transportes colectivos quer de privados. Os problemas poderão surgir é nas zonas de Varela e Suzana, mais para o lado.

O Indami diz-me que se pode entrar por Farim. Mas o Jorge Neto dá-me um local do Senegal, na fronteira, Saly Cagnez, que, creio, vai dar a Pirada. A ver vamos, e não vão cegos connosco... De qualquer modo, o Jorge Neto deu-me o contacto dele em Bissau para lhe telefonar do Senegal e ele me fazer um up date em cima da hora.

2. Quanto ao Fabião, além das lembranças do 25 de Abril, escrevi uma coisa sobre ele no blogue, mas não consegui encontrá-la. Se conseguires, coloca agora novamente. Os bons vão partindo... mas valha-nos que os filhos da puta também vão, embora, infelizmente, não com tanta celeridade.

3. Sobre o major Passos Ramos, era capitão em Barro quando aí cheguei. Passados quinze dias foi promovido a major e foi para Bissau. Mas deu para confirmar o que os nossos amigos têm dito dele.

Um abraço e... adeus, até ao meu regresso.
A. Marques Lopes

Comentário de L.G.:

António, Allen, Hugo... O grande dia está a chegar!... Nós ficaremos aqui, no cais da partida, a dizer-vos adeus, a rezar para que tudo corra bem, a esperar ansiosamente as vossas notícas, fotos e estórias e, naturalmente, a desejar-vos uma boa estadia e um melhor regresso...

Um pouco do nossso coração também vai convosco. Saibam que temos orgulho em vós. Resta-nos a consolação de estarmos representados, de algum modo, nessa magnífica e generosa equipa que parte para Bissau.

Se me permitem conselhos, ficaria apenas por um: Safety, firt!... Nunca sacrifiquem a segurança a outras considerações... Adeus, amigos & camaradas! Estaremos convosco nestes dias de grande adrenalina, de aventura, de camaradagem, de amizade e de sentido de missão!


Vila Nova de Gaia > Madalena > Vésperas de Natal de 2005 > Uma minitertúlia de camaradas e amigos da Guiné...

Da esquerda para direita: Eu, Marques Lopes, José Teixeira, Albano Costa, Hugo Costa e Francisco Allen (mais conhecido pelo Xico de Empada...). Três deles - o Marques Lopes, o o Hugo Costa e o Allen - partem 4ª feira, dia 5 de Abril, de Vila Nova de Gaia para Bissau...

© Hugo Costa / Francisco Allen (2005)

Sem comentários: