27 maio 2006

Guiné 63/74 - DCCCVII: Notícias dos Leões Negros (Carlos Fortunato, CCAÇ 13)

Guiné > Bissorã > CCAÇ 13 (1969/71) > O ex-furriel miliciano de transmissões Carlos Fortunato, o autor da página da CCAÇ 13 > Os Leões Negros, talvez a página da Net mais bem documentada sobre uma companhia ou unidade de intervenção e o seu historial, desde a sua formação e mobilização para o TO da Guiné até à sua actividade operacional no terreno.

Foto: © Carlos Fortunato (2005)

Luís Graça

Já sei que a nossa tertúlia não te deixa um momento livre, mas ainda bem, é sinal que este excelente blogue que tu criaste, continua vivo e cheio de força.

Tenho feito alguns melhoramentos no site da CCAÇ 13 e agora estou a preparar uma nova página. Esta nova página é dedicada aos momentos mais importantes que ocorreram deste o início da luta do PAIGC e, contrariamente ao que tenho feito até agora, que é criar links para o nosso blogue, queria fazer a sua transcrição, colocando apenas o blogue como fonte, caso tu concordasses, claro.

O meu objectivo é dar algum enquadramento global aos textos sobre a CCAÇ 13, para se perceber o que era a Guiné, incluindo um pouco da sua história, geografia, economia, cultura, etc.
Os relatos a copiar eram os do Mário Dias, sobre Pidjiguiti e a ilha do Como, e eventualmente mais algum.

Um grande abraço
Carlos Fortunato

Comentário de L.G.

Carlos:

(i) Obrigado pelas tuas notícias.

(ii) Os meus parabéns pelo melhoramento da página sobre os teus Leões Negros, que tão tão carinhosamente alimentas...

(iii) Quanto ao teu pedido, encantado, meu!

(iv) Julgo que o Mário (ou outros tertulianos, autores de textos) terá todo o gosto em autorizar-te a reprodução dos seus importantíssimos depoimentos sobre os primeiros anos da guerra da Guiné. Ele foi uma testemunha privilegiada dos acontecimentos desse tempo, incluindo os trágicos acontecimentos de 1959.

(v) O Mário foi, além disso, um dos fundadores dos comandos. E não deve estar a ser fácil, para ele, acompanhar estas revelações, feitas aqui recentemente, sobre a ascensão e a queda dos comandos africanos, incluindo o fuzilamento de alguns dos seus antigos camaradas e amigos dos velhso comandos de Brá, de 1965/66...

(vi) Se queres a minha opinião, deves mandar-lhe, gentilmente, um pedido por e-mail; os direitos de autor são dele, não são meus;

(vii) Eu aqui não mando nada, sou um mero controlador do tráfego das blogarias que passam pela nossa tertúlia, às vezes a uma velocidade estonteante...

(viii) Os artistas principais são vocês, tu, o Mário e tantos outros que fizeram deste blogue um ponto de referência obrigatório para quem esteve na Guiné, na guerra colonial, como combatente, ou na guerra de libertação, como guerrilheiro...

(ix) Recebe também um grande abraço meu. L.G.

Sem comentários: