25 maio 2006

Guiné 63/74 - DCCXCVI: O colaboracionismo sempre teve uma paga (2) (Zé Teixeira)

Texto do de José Teixeira (ex-1º cabo enfermeiro Teixeira, da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/70).:

Luís e camaradas tertulianos.

Não posso ficar indiferente ao tema que ultimamente (e ainda bem) enche as páginas do blogue – Os comandos Africanos do exército português abandonados à sua sorte e, quantos deles, assassinados pelo PAIGC.

Todos nós que por lá passámos, vimos, ouvimos e até lemos os actos heróicos que os comandos e os soldados da milícia africanos cometeram contra os seus irmãos. Eles gabavam-se, mostravam os seus trunfos de guerra (orelhas, cabeças, roncos, etc.) e quantos de nós batiam palmas e incentivavam. Era menos um inimigo, mais uma chance para nós, que queríamos voltar sãos e salvos. Esta é a verdade.

Em O Meu Diário expressei o horror que senti, quando o já falado Candé, Alferes comando que chefiava o grupo que estava estacionado em Aldeia Formosa, num encontro com o IN, que tinha emboscado a minha Companhia apareceu com as orelhas dos IN que o seu grupo tinha abatido. Foi um choque horrível para quem estava há 3 meses na guerra.

Certo é, que com o grupo do Candé no terreno nós sentíamo-nos mais seguros e o IN mantinha distância.

Creio que se o Comandante da força estacionada, ou o Comando Chefe de quem diziam dependia directamente, não alimentasse com alvíssaras estas atitudes ou as reprimisse por não serem de modo algum enquadráveis na Convenção de Genebra, o Candé teria de tomar outra atitude. Isto é, ele e o seu grupo foram treinados e instrumentalizados para cometer actos indignos do ser humano e eram pagos para isso.

Quantos de nós (não pretendo acusar nem desculpabilizar ninguém) fomos levados a cometer actos dos quais, após a terminar da Comissão e regressados sãos e salvos sentimos quanto fomos instrumentalizados para o fazer ?

Quantos de nós, pessoas de bem, educados numa religião que premeia a paz como objectivo, nos dispúnhamos apenas a tentar safar a pele, logo evitar fazer guerra, quer dizer matar para sobreviver e face ao perigo, reagíamos de forma tão diferente, forma que desconhecíamos em nós e nos tornávamos insensíveis ao sofrimento e à dor que poderíamos provocar ?

Quantos de nós, (des)politizados, víamos a ida para a guerra como uma missão patriótica a cumprir cegamente ? A Pátria chamava . . .

A quem culpalizar ? A quem desculpar ?

O ambiente gerado e bem alimentado pelo poder politico militar de exploração da divisão étnica dos autotóctenes resultou em crimes graves de parte a parte.
Não creio que o PAIGC, fosse mais meigo, quando apanhava comandos ou milícias africanos.

Não está em causa desculpabilizar os actos cometidos por essa gente, como não podemos culpabilizar os actos condenáveis pela Convenção de Genebra (que creio só poucos de nós à data tinham conhecimento) cometidos por camaradas nossos sem causa justa ou seja sem que fosse em legítima defesa.

Todos sabemos que quando se entrava numa tabanca considerada IN, tudo o que aparecesse à frente era IN para abater e era ronco, enviar no comunicado para o Comando Chefe, tantos IN abatidos. Mulheres, crianças, velhos, homens desarmados. Quantos ?

Eram colegas nossos, a quem lhes fora inculcado que eram filhos da mesma Pátria, embora o poder político, sempre os considerasse e tratasse portugueses de segunda, o que a meu ver não pode ter perdão.

Combateram a nosso lado, quantos de nós lhe devemos a vida. A sua prática e conhecimentos de guerra, o conhecimento do terreno, das armadilhas que o IN colocava, a temeridade que provocavam ao IN, foram ou não factores que nos facilitaram o regresso ?

Por esta razão se mais não houvera, não podiam ser abandonados à sua sorte, sabendo os nossos comandantes, seus ordenantes, que, naturalmente, ficariam com a cabeça a prémio. O esforço que se fez (e o mérito vai para o Carlos Fabião) foi demasiado pequeno para quem tanto deu a Portugal.

Tenhamos consciência, no entanto, que quem estava na frente da guerra eram os milicianos, gente que de algum modo estava forçada e logo que vislumbrou uma frecha para eliminar o perigo de morte para os seus homens, baixou os braços, entregando o seu espaço de manobra ao até então IN, agora companheiro. Há quem chame a isso cobardia, sobretudo os saudosos do passado.

Eu que vivi uma guerra com o propósito de não dar um tiro e consegui-o, tendo por isso já ouvido essa palavra feia de cobarde, consciente da realidade no terreno, aceito essa atitude como um acto normal de quem não queria fazer guerra e tinha sido empurrado para ela.

As altas esferas militares e políticas, os dos gabinetes com ar condicionado, os responsáveis que aplaudiam e alimentavam os seus actos, esses sim tinham o dever de acautelar as vidas e o futuro desta gente generosa.

Creio que faltou a comunicação, o diálogo com as nossas forças no terreno, já que o sistema implantado até então, de ordens de comando, com a queda do regime, se esfumou. Foi um salve-se quem puder. Os grandes foram os primeiros a dar o pira à procura de novos tachos. Os desgraçados que não puderam, que não tinham para onde ir, esses pagaram caro. Para muitos a fuga para o mato, para o Senegal na tentativa de agarrar Lisboa. Outros ou não tiveram tempo, ou acreditaram nas falinhas mansas do lobo. Pagaram com a vida. As vidas que nós, os antigos combatentes, agora choramos e lamentamos.

A culpa, aqui não morreu solteira. São o Estado Português e o PAICG.

O PAIGC, servia-se, a meu ver, exactamente das mesmas técnicas, em que a exploração da divisão étnica era naturalmente alimentada. Tal como Portugal, controlava as tabancas nas suas áreas de influência e condicionava os habitantes. Servia-se destes, desde a produção de produtos alimentares para os guerrilheiros, o transporte de equipamento, para os ataques, o arrebanhar de crianças e jovens para as suas fileiras, tal como nós com a milícia e os Comandos africanos.

Era uma terra dividida. De qual lado estavam os bons ou os maus ? O diabo que escolha! O ódio era alimentado e explorado por todos os comandos das forças no terreno. Era a guerra.

Nós, os Portugueses, de um momento para o outro parámos. Esta guerra perdera toda a razão de ser. Não tinha lógica, era contra natura. O PAIGC, entendeu esta atitude como uma derrota nossa, logo uma grande vitória, o que não foi verdade. Assumiram-se como vencedores e ai dos vencidos , como diziam os romanos.

Os seus heróis apareceram na ribalta como os novos senhores. A sua verdade era a única possível. Os seus conhecimentos de gestão política eram nulos, para não falar na económica e na social, que talvez nunca tinham ouvido falar. Eles não acreditavam numa vitória tão fácil. O poder caiu-lhe nas mãos. Tinham a obrigação de procurar entender o povo que se colocou na outra banda da barricada, eram seus irmãos de pátria. Da Pátria que afirmavam querer construir. Não eram os seus heróis, bem pelo contrário, mas eram parte do seu povo.

Podiam proceder a julgamentos e eventualmente condenar, pois os crimes praticados foram realidades concretas, mas . . . ( O raio do mas aparece sempre). Quantos dos vencedores estavam e estão isentos de culpas ? Quantos dos seus homens, senão eles próprios, não cometeram actos idênticos ?

Não posso aceitar, julgamentos sumários sem defesa, ou condenações à morte sem julgamento. Foram assassinatos puros, quantos deles de forma violenta como a do Candé de Aldeia Formosa. Foram perseguições às famílias dos que se refugiaram no mato ou no estrangeiro. Foi a caça ao homem, meu irmão.

Como gostava de reencontrar hoje o Candé, como encontrei o Braima, Kebá o Ussumane e tantos outros que combateram a meu lado, que me defenderam a vida.

Como gostava de reencontrar o Abdulai Djaló de Mampatá Forea, com quem passei noites em conversa até adormecer na sua esteira, eu, ele e a mudjer dele. Sei que fugiu para o mato com destino ao Senegal. Nunca mais se soube onde foi parar.

Há tantas coisas em comum para partilhar, tal como entre nós os tertulianos da Luisiana ideia, que apesar de não nos conhecermos pessoalmente parece que até estivemos juntos naquela aventura, tal é a ligação afectiva que nos une.

Creio que era a melhor forma de afastarmos os fantasmas que povoam o nosso imaginário.

Bem hajam os tertulianos que levantaram e estão a provocar este debate.

Um fraternal abraço

Zé Teixeira

Sem comentários: